sexta-feira, 19 de março de 2010

Programa “O Caráter Conta”

Foi implantado em Joinville, no ano de 2004. Naquela época, eram inicialmente para 20 escolas (municipais e estaduais). Atualmente, este programa abrange 75 escolas estaduais e municipais na cidade de Joinville, além de contar com as unidades escolares na cidade de Passos (MG) e também no Estado do Rio Grande do Norte.
Este programa é resultado de uma parceria entre o Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais (IEPES), a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade Virginia Tech, a Secretaria Estadual de Educação, através da Gerência Regional de Educação da SDR-Joinville, e também a organização não governamental Companheiros das Américas.
O Programa “O Caráter Conta” foi desenvolvido nos Estados Unidos pelo Instituto de Ética - Josephson Institute e ajuda os educadores a trabalharem com crianças e jovens. O principal objetivo é fortificar a vida dos jovens com valores éticos chamados de os “SEIS PILARES DO CARÁTER”. Inúmeras escolas americanas e unidades em alguns países da América central e na antiga Rússia integram o projeto.
A cada dois anos, a Universidade Virginia Tech, , encaminha professores para orientar e avaliar o trabalho desenvolvido nas escolas da região de Joinville. Dentre os exemplos de promoção de valores e desenvolvimento do caráter são: o esporte, a música e a arte, etc.
Um caráter firme é capaz de resistir à tentação de colocar a popularidade, o bem estar e o conforto acima da ética. O principal objetivo é a construção de uma cultura de paz nas unidades escolares por meio da sistematização de valores nas atividades pedagógicas das unidades envolvidas.

Joinville e região receberam professores norte-americanos do programa “O Caráter Conta”

Instrutores visitaram escolas e, no período de quarta (10) a sexta (12), promoveram capacitação. Seis professores da Universidade Virginia Polytechnic Institute and State University - Virginia Tech, de Blacksburg, Estado da Virginia (EUA) e palestrantes do programa O Caráter Conta” já estão na região Norte catarinense para troca de informações sobre o programa “O Caráter Conta”, implantado há cinco anos nas escolas públicas estaduais e municipais da região.
Durante toda a segunda-feira (8), eles visitaram escolas estaduais e municipais de Joinville. Na terça (9), os professores visitaram escolas estaduais em São Francisco do Sul. Estavam na comitiva norte-americana os instrutores Robert Meadows, John Blakenship, Brian Hairstone, Jennifer Unroe, Tonya Taylos e Glenda Snyder.
De quarta (10) até sexta-feira (12), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no auditório da Anhanguera/Iesville (rua Campos Salles, 850), aconteceu o curso de capacitação “O Caráter Conta”, envolvendo profissionais da educação (diretores, especialistas ou técnicos pedagógicos e professores) e também profissionais da Justiça. “Destacamos que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte estará enviando uma equipe do órgão para participar do curso”, destaca a gerente de Educação da SDR-Joinville, Clarice Portella de Lima.
Durante estes três dias de curso, os professores e profissionais das unidades escolares trabalharam os seis pilares principais do programa: sinceridade, respeito, responsabilidade, zelo, senso de justiça e cidadania. O objetivo do curso é capacitar os professores para que possam desenvolver o programa “O Caráter Conta” junto aos alunos nas diferentes disciplinas que lecionam, integrando as atividades propostas com os conteúdos curriculares. O curso é promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais (IEPES), em parceria com a Organização Não Governamental “Companheiros das Américas”, Governo do Estado, por meio da Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, e ainda da Prefeitura, através da Secretaria de Educação de Joinville.

Fonte:Assessoria de Comunicação SDR-Joinville
Jornalista Thiago Dias (JP 1483 SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário