Ramires Santos do Nascimento,ou simplesmente Ramires, (Barra do Piraí, Rio de Janeiro, 24 de março de 1987)é um jogador de futebol brasileiro. Atua como volante e meia. Foi contratado no ano de 2009 pelo Sport Lisboa e Benfica. Foi revelado pelo Joinville em 2004. Em 2007, se transferiu para o Cruzeiro. Ramires se caracteriza por ser um volante bastante rápido e de forte marcação, mas também aparece bastante no ataque. Em 2008 Ramires recebeu o Prêmio Bola de Prata, da Revista Placar de melhor volante do Campeonato Brasileiro 2008.
Joinville
Após disputar a Copa Rio de Janeiro de futebol juvenil em 2004, Ramires foi integrado ao time juvenil do Joinville. Em setembro de 2005, com 18 anos, o jogador foi promovido ao time profissional como lateral-direito. Em 2006, o jogador começou a ter mais oportunidades até que o treinador Wagner Oliveira deslocou o jogador para o meio-campo, setor onde a jovem promessa começou a ganhar destaque, por sua versatilidade, passando a figurar constantemente entre os titulares e sendo um dos principais destaques do elenco naquele ano. Em 2007, disputou o campeonato catarinense pelo Joinville e se transferiu para o Cruzeiro.
Cruzeiro
Foi contratado por 350 mil reais, no final de julho de 2007 junto ao Joinville, para substituir Ricardinho, que não apresentou o mesmo futebol de sua primeira passagem pelo time celeste. Apesar de não ser um jogador de porte físico avantajado, Ramires se destacou desde o início por sua raça, com a qual costuma enfrentar divididas com jogadores de melhor porte. No time então comandado por Dorival Júnior, se tornou titular absoluto em pouco tempo. No clássico contra o arquirrival Atlético, marcou o último gol(o) da vitória por 4 a 2, e daí por diante conquistou a "China Azul". Em 2008, fez um ótimo começo de temporada, sendo um dos líderes da equipe na fase inicial da Copa Libertadores da América. Marcou três golos na fase pré-liminar,ajudando a classificar o Cruzeiro. Durante o Campeonato Brasileiro de Futebol se destacou como o melhor volante da competição, ao lado do são-paulino Hernanes. Começou 2009 sendo apontado como um dos jogadores que realiza o melhor início de temporada no Brasil. Durante o Torneio Verão, disputado no Uruguai, foi o artilheiro do Cruzeiro, marcando dois golos, sendo um deles contra o Atlético. A torcida do Cruzeiro, incentivada pela narração da Rádio Itatiaia, apelidou o jogador como o "Queniano azul" em referência às cores do time, e ao jogador, não só à sua aparência, mas também devido à sua grande velocidade, tal como um maratonista queniano. Outro apelido popular do queniano azul é o de "Pernalonga Azul", pois o jogador, quando corre, se movimenta de maneira muito peculiar, que faz com que suas pernas pareçam muito grandes. Na saudação aos jogadores, no começo de cada partida, a torcida canta em homenagem à raça e à sua entrega ao time dentro de campo, entoando o canto "Ramires Guerreiro".
Benfica A 22 de maio de 2009 o Benfica anunciou a aquisição do seu passe, por 7,5 milhões de euros, com um contrato válido por cinco anos, e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Ramires foi apresentado no clube após a Copa Libertadores da América de 2009.
Seleção Brasileira Ramires foi convocado para o amistoso (amigável) da Seleção Brasileira Pré-Olímpica contra os Melhores do Brasileirão de 2007. A Seleção perdeu por 3-0. Após o corte de Robinho das Olimpíadas, Ramires foi convocado em seu lugar, mas teve poucas oportunidades no time comandado pelo técnico Dunga. A mídia especializada aponta Ramires como uma grande revelação, e um dos melhores jogadores em atividade no Brasil. Torcedores do Cruzeiro insistem para que Ramires passe a fazer parte da seleção principal, mas, por enquanto, o técnico tem preferido o jogador Gilberto Silva para a posição titular de volante. Dunga chegou a dizer que para convocar Ramires teria que tirar Kaká do elenco, numa tentativa de defender sua posição de não convocá-lo. Esse argumento foi refutado por muitos, uma vez que, apesar de suas características ofensivas, Ramires atua principalmente como Volante defensivo, enquanto Kaká é um típico meia-atacante. Recentemente, Ramires foi convocado pelo técnico Dunga para participar de dois jogos da seleção nas eliminatórias e para disputar a Copa das Confederações, na África do Sul. O jogo de estreia de Ramires na seleção principal foi na vitória brasileira sobre o Uruguaio por 4 a 0. Nos dois primeiros jogos da Copa das Confederações, o jogador se destacou bastante atuando pela seleção, principalmente no segundo jogo,jogando de armador ao lado de Kaká, onde apesar de não ter feito nenhum gol(o), foi considerado por muitos como o melhor jogador em campo, pois além de ter jogado muito bem, deu dois passes decisivos para dois dos três golos do Brasil contra a seleção dos Estados Unidos da América.
No Dia 11 de maio de 2010,Ramires foi convocado pelo técnico Dunga para integrar o elenco da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2010.
Curiosidades
O Volante sempre se declarou rubro-negro e diz sonhar em atuar pelo Flamengo "Meu sonho desde menininho é jogar no Flamengo. Quem sabe um dia vou ter a honra de jogar no Flamengo".
Títulos
Cruzeiro Minas Gerais Campeonato Mineiro de Futebol: 2008, 2009
Joinville Santa Catarina Campeonato Catarinense Série A2: 2005, Santa Catarina Campeonato Catarinense Divisão Especial: 2006
Seleção Brasileira Copa das Confederações: 2009
Individuais Minas Gerais Seleção do Campeonato Mineiro: 2008, 2009
Bola de Prata da Revista Placar 2008
Benfica Taça da Liga: 2009/2010
Campeonato português: 2009/2010
FONTE: Texto - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramires_Santos_do_Nascimento
FONTE: Vídeo - Produzido por Alessandra/ GERED
terça-feira, 20 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário